terça-feira, 26 de março de 2013

SÍMBOLOS DA PÁSCOA



PÁSCOA

Muito mais que ovos de chocolate a Páscoa Cristã celebra a vida nova que Jesus veio trazer ao mundo. Por meio de sua morte e ressurreição Jesus nos liberta das prisões que nos distanciavam do amor de Deus, trás a vitória sobre a morte, a esperança e a salvação a todos os povos.
Embora a escola seja laica não dá para falarmos em Páscoa sem passar por sua história e origem e, estas estão ligadas a fé em Deus.
Celebrarmos apenas o chocolate é negar aos alunos o conhecimento sobre uma história e cultura milenar que perpassa por muitos povos. É claro que não precisamos focar uma religião, pois isso seria negar outras formas de fé e crenças.

SÍMBOLOS DA PÁSCOA CRISTÃ



CRUZ: Simboliza a Vitória de Jesus sobre a morte, a Salvação e a Ressurreição

CORDEIRO:
Simboliza Jesus Cristo, o cordeiro de Deus que foi crucificado para libertar os homens de seus pecados.









COELHO:

Simboliza a fertilidade e a esperança de vida nova.

OVOS:
Assim como o coelho simbolizam a esperança, a fertilidade e a vida nova.

SINO: É ele que anuncia nas igrejas católicas, a ressurreição de Cristo no domingo de Páscoa.


CÍRIO PASCAL 
Uma vela acessa com as letras gregas "alfa" e "ômega" (início e fim). A luz da vela representa a ressurreição de Cristo.
PÃO E VINHO
Simbolizam a Eucaristia que representa o corpo e o sangue de Cristo. Também representam a última ceia de Cristo com seus discípulos.




Seria muito bacana ao invés de chocolate propor aos alunos algo diferente, ovos cozidos e decorados por exemplo,uma forma de valorização ao verdadeiro sentido da Páscoa, deixando um pouco de lado o foco comercial em ovos de chocolate. As crianças podem participar decorando seus próprios ovos, além de educativo uma atividade significativa, prazerosa e lúdica.
Vejam algumas ideias tiradas na NET.









sexta-feira, 15 de março de 2013

Plano de aula: VALORES


TRABALHANDO VALORES EM SALA DE AULA e PROMOVENDO A CULTURA DA PAZ

Tema da Aula: Lidar com o sentimento de Raiva
Objetivos: Promover a socialização de ideias; Oportunizar momentos de reflexão sobre o autocontrole diante de situações que nos desagradam e provoca sentimento de raiva, inveja;
Material: Texto “Deixe o barro secar”, papel/revista/cola/tinta e ou outros.
Desenvolvimento:
  1. Em roda levantar com os alunos se conhecem o sentimento Raiva/Inveja, se já sentiram raiva, inveja de alguém. Dizer que irá fazer a leitura de uma história que trata desses sentimentos.
  2. Fazer parte da leitura do texto Deixe o barro, a leitura deve ser realizada até o momento em que aparece o “problema/conflito”.
  3. Interromper a leitura e indagar sobre o que pensam daquela situação; o que pensam sobre a atitude da dona do brinquedo e da sua amiga; agora que o brinquedo quebrou o que fazer? O que fariam se tivessem quebrado o brinquedo de outro? O que faria se o brinquedo quebrado fosse seu? Deixe os alunos expor sua ideia sem repreensão, livremente.
  4.  Indagar: mas o que de fato aconteceu nessa história? Continuar a leitura.
  5. Voltar para a reflexão anterior procurando mediar as situações levantadas pelos alunos de forma a perceberem que a atitude da personagem não foi fácil, mas sábia.
  6. Avaliação: durante todo o desenvolvimento da aula observando a reação de cada aluno; por meio da auto avaliação dos alunos, solicitando registro com colagens/desenhos/pintura de situações que o desagrada e de como ele pode evitar a falta da “paz / harmonia / compreensão / etc.”
 SEGUE O TEXTO:


Deixe o barro secar 

1ª PARTE DA LEITURA:

Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas. No dia seguinte, Júlia, sua amiguinha, veio bem cedo convidá-la para
brincar. Mariana não podia porque ia sair com sua mãe naquela manhã. Júlia, então, pediu à coleguinha que lhe emprestasse o seu conjuntinho de chá para que ela pudesse brincar sozinha na garagem do prédio. 
Mariana não queria emprestar, mas, com a insistência da amiga, resolveu ceder, fazendo questão de demonstrar todo o seu ciúme por aquele brinquedo tão especial.
Ao regressar do passeio, Mariana ficou chocada ao ver o seu conjuntinho de chá jogado no chão. Faltavam algumas xícaras e a bandejinha estava toda quebrada. Chorando e muito nervosa, Mariana desabafou:
- "Está vendo, mamãe, o que a Júlia fez comigo? Emprestei o meu brinquedo, ela estragou tudo e ainda deixou jogado no chão.

2ª PARTE DA LEITURA

"Totalmente descontrolada, Mariana queria, porque queria, ir ao apartamento de Júlia pedir
explicações. Mas a mamãe, com muito carinho, ponderou:
- Filhinha, lembra daquele dia quando você saiu com seu sapatinho novo todo branquinho e um carro, passando, jogou lama em seu sapato? Ao chegar à sua casa você queria lavar imediatamente aquela sujeira, mas a vovó não deixou. Você lembra do que a vovó falou?
- Ela falou que era para deixar o barro secar primeiro. Depois ficava mais fácil limpar.
- Pois é, minha filha! Com a raiva é a mesma coisa. Deixa a raiva secar primeiro. Depois fica bem mais fácil resolver tudo.

Mariana não entendeu muito bem, mas resolveu ir para a sala ver televisão. Logo depois alguém tocou a campainha Era Júlia, toda sem graça, com um embrulho na mão. Sem que houvesse tempo para qualquer pergunta, ela foi falando:
- Mariana, sabe aquele menino mau da outra rua que fica correndo atrás da gente? Ele veio querendo brincar comigo e eu não deixei. Aí ele ficou bravo e estragou o brinquedo que você
havia me emprestado. Quando eu contei para a mamãe ela ficou preocupada e foi correndo comprar outro brinquedo igualzinho para você. Espero que você não fique com raiva de mim. 
Não foi minha culpa.
- Não tem problema, disse Mariana, minha raiva já secou.
E, tomando a sua coleguinha pela mão, levou-a para o quarto para contar a história do sapato novo que havia sujado de barro.

MORAL: Segure seus ímpetos, deixe o barro secar para depois limpá-lo. Assim você não correrá o risco de cometer uma injustiça.

Dicas de livros podem ser utilizados para trabalhar valores em sala de aula, promovendo a Cultura da Paz
Livro
Autor
Editora
Tema
Orelha de limão
Katja Reider
Brinque book
Maria vai com as outras
Ática
Autoconfiança / Seguir bons exemplos / Opinão própria
Menina Bonita do laço de fita
Ana Maria Machado
Ática
Diversidade cultural / Raça
Lúcia já vou indo
Maria Heloísa Penteado
Ática
Solidariedade / Respeito as diferença / Amizade
Draguinho diferente de todos parecido com ninguém
Claudio Galperin
Ática
Respeito as diferenças / Respeito aos portadores de necessidades
Coleção Violência, não!
Sylvie Girardet
Ática
Variados
Sites:
Cadernos pedagógicos e Publicações


Paz como se faz? Semeando a cultura da Paz nas escolas: