quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Folclore

Quando iniciei o trabalho com o folclore, perguntei para as crianças o que era folclore para elas, imediatamente me disseram que folclore é Saci Pererê, Curupira, Boitatá... Lancei um desafio: Vamos investigar se é isso mesmo? Será que existe outra possibilidade para a definição de folclore, ou só esta?Cada um poderia ir atrás da informação do jeito que preferisse, conversando com os pais, com os avós, com outros colegas da escola, em livros, revista e até da televisão. Fizemos roda para troca de idéias e informações, alguns disseram que era aquilo mesmo, Saci, Curupira, outras acrescentaram que tinha também dança, porque quando dançamos na Festa Junina a professora disse que era folclore, então disseram que pipoca e milho também eram porque tem na Festa Junina. Uma das crianças disse que folclore era cultura, que a mãe dele havia dito, ele explicou que cultura é o que deixa as pessoas mais espertas. Então mostrei para a turma uma revista da Recreio que trás vários elementos do folclore e suas manifestações, todos ficaram encantados em saber que as cantigas fazem parte do folclore, que seus pais cantavam, seus avós, seus tataravôs, achavam que era só musiquinha.Contei várias histórias para as crianças, assstiram vídeos, conheceram algumas trava-línguas, relembramos algumas parlendas e conheceram outras, fizeram listagem sobre o assunto e muita roda de troca de idéias.Fiquei satisfeita com o resultado, pois quando voltamos aos questionamentos iniciais as crianças disseram que folclore é um monte de coisa, que vem deste o tempo da avó e que isso é cultura.
Todo mundo sabe que Criança é Criança e ADORAM peraltices, suspense, mistério, as histórias preferidas foram as que continham esses ingredientes e os personagens folclóricos, confeccionamos mais um e ficou um espetáculo.
A idéia original do bumba encontrei no blog da Jacirinha.

2 comentários:

Jacirinha disse...

FICOU LINDO!!!!!

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático BETO CARRERO WORLD em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.