sábado, 4 de outubro de 2008

Produção de texto

Mais uma estratéigia de Produção de textos. Levei para a escola um baú com vários objetos: roupas, perucas, chapéus, colares, espada, apito, instrumento de música, laços...

Combinei com as crianças que iríamos criar um personagem. Quem seria, como seria, o que usaria , como seria suas características físicas e profissionais nós iríamos criar conforme os objetos do baú e decisão do grupo. Fui tirando aleatoriamente os objetos do baú, motivando para que falassem o que era, pra que servia, quem poderia usar aquele objeto.
Votamos para saber quem seria voluntário, esse voluntário passaria a ser o personagem que o grupo estava criando. Teve desfile, troca de peças...
Por fim o grupo decidiu que seria um mágico e uma dançarina de circo, escolheram os nomes dos personagens e iniciamos uma pequena encenação, momento em que as crianças começaram a inventar uma história para os personagens criados. Teve circo, mágica, dança, presente...Na sala de aula registramos a história inventada para os personagens criados, os alunos iam relembrando e a Prô escrevendo na lousa. Aí está a história.
Em outra etapa, as crianças criaram seus personagens a partir de figuras de revistas. Fizeram a mesma coisa, agora com revistas: criaram seus personagens, descreveram suas características físicas, seus afazeres ... e depois registraram por meio da escrita. Foi muiiiiito produtivo.




Um comentário:

Ana Ruthi disse...

Adorei essa produção, vou fazer com a minha turma.