segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Seres Vivos

Estamos estudando os seres vivos. Nesta etapa estamos estudando os animais. Solicitei aos alunos que trouxessem pequenos animais, aqueles que vivem no jardim de casa, orientei como fazer a coleta, onde colocar os bichinhos e é claro que solicitassem o acompanhamento de um adulto para eventuais dificuldades. Os alunos trouxeram: joaninha, maria fedida, borboleta, grilo, louva deus, besouro, centopéia, lagarta, abelha, formiga, caramujo, aranha.

Fomos ao laboratório da escola para observar os animaizinhos, foi uma fesssssssta. Primeiro tiveram que saciar todas as curiosidades, olhar tudo que podiam e bem de pertinho. Depois fomos afunilando nossas observações.
Cada grupo ficou com uma ou mais espécies de bichinhos e observaram suas patas, asas, antenas, cores, levantaram hipóteses sobre a alimentação.
Juntos observaram e registraram tudo que viram sobre os animaizinhos.
Foi um momento muito rico e produtivo, as crianças se envolveram e resolveram as situações propostas para o estudo de forma brilhante.
A todo momento trocavam idéias, pediam ajuda para contar as patas daqueles bichinhos que não paravam, enfim, meus alunos amaram essa experiência e eu também. Depois de acabada a observação, devolvemos os bichinhos no jardim e gramado da escola.


Na sala de aula pesquisamos no dicionário ilustrado informações sobre alguns bichinhos. Escolhemos o grilo e fizemos dobradura e registramos o verbete sobre ele.Na próxima etapa iremos pesquisar as características dos invertebrados, grupo que pertence esses animais.


Nenhum comentário: