Cândido Torquato Portinari foi um artista plástico brasileiro que pintou quase cinco mil obras, de pequenos esboços e pinturas de proporções padrões como O Lavrador de Café a gigantescos murais, como os painéisGuerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956 e que em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Portinari hoje é considerado um dos artistas mais prestigiados do país e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.
Cândido Portinari nasceu no dia 29 de dezembro de 1903, numa fazenda nas proximidades de Brodowski, interior de São Paulo. Com a vocação artística florescendo logo na infância, Portinari teve uma educação deficiente, não completando sequer o ensino primário. Aos 14 anos de idade, uma trupe de pintores e escultores italianos que atuava na restauração de igrejas passa pela região de Brodowski e recruta Portinari como ajudante. Seria o primeiro grande indício do talento do pintor brasileiro.
Entre suas obras mais prestigiadas e famosas, destacam-se os painéis Guerra e Paz (1953-1956), As telas Meninos e piões e Favela são parte do acervo permanente da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Seu maior acervo sacro, entre pinturas e afrescos, está exposto na Igreja Bom Jesus da Cana Verde, centro da cidade de Batatais, interior de São Paulo situada a 16 quilômetros de sua cidade natal, Brodowski. São 23 obras, incluindo 2 retratos:
- Os Milagres de Nossa Senhora;
- Via Sacra (composta de 14 quadros);
- Jesus e os Apóstolos;
- A Sagrada Família;
- Fuga para o Egito;
- Transfiguração;
- O Batismo;
- Martírio de São Sebastião.
Outras pinturas conhecidas de Portinari são:
- Meio Ambiente;
- Colhedores de Café;
- Mestiço;
- O Lavrador de Café;
- O Sapateiro de Brodowski;
- Menino com Pião;
- Lavadeiras;
- Grupos de Meninas Brincando;
- Menino com Carneiro;
- Cena Rural;
- A Primeira Missa no Brasil;
- São Francisco de Assis;
- Tiradentes;
- Ceia;
- Os Retirantes;
- Futebol;
- O Sofrimento de Laio;
- Criança Morta;
- Pipa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário