terça-feira, 26 de março de 2013

SÍMBOLOS DA PÁSCOA



PÁSCOA

Muito mais que ovos de chocolate a Páscoa Cristã celebra a vida nova que Jesus veio trazer ao mundo. Por meio de sua morte e ressurreição Jesus nos liberta das prisões que nos distanciavam do amor de Deus, trás a vitória sobre a morte, a esperança e a salvação a todos os povos.
Embora a escola seja laica não dá para falarmos em Páscoa sem passar por sua história e origem e, estas estão ligadas a fé em Deus.
Celebrarmos apenas o chocolate é negar aos alunos o conhecimento sobre uma história e cultura milenar que perpassa por muitos povos. É claro que não precisamos focar uma religião, pois isso seria negar outras formas de fé e crenças.

SÍMBOLOS DA PÁSCOA CRISTÃ



CRUZ: Simboliza a Vitória de Jesus sobre a morte, a Salvação e a Ressurreição

CORDEIRO:
Simboliza Jesus Cristo, o cordeiro de Deus que foi crucificado para libertar os homens de seus pecados.









COELHO:

Simboliza a fertilidade e a esperança de vida nova.

OVOS:
Assim como o coelho simbolizam a esperança, a fertilidade e a vida nova.

SINO: É ele que anuncia nas igrejas católicas, a ressurreição de Cristo no domingo de Páscoa.


CÍRIO PASCAL 
Uma vela acessa com as letras gregas "alfa" e "ômega" (início e fim). A luz da vela representa a ressurreição de Cristo.
PÃO E VINHO
Simbolizam a Eucaristia que representa o corpo e o sangue de Cristo. Também representam a última ceia de Cristo com seus discípulos.




Seria muito bacana ao invés de chocolate propor aos alunos algo diferente, ovos cozidos e decorados por exemplo,uma forma de valorização ao verdadeiro sentido da Páscoa, deixando um pouco de lado o foco comercial em ovos de chocolate. As crianças podem participar decorando seus próprios ovos, além de educativo uma atividade significativa, prazerosa e lúdica.
Vejam algumas ideias tiradas na NET.









Nenhum comentário: