sexta-feira, 15 de março de 2013

Plano de aula: VALORES


TRABALHANDO VALORES EM SALA DE AULA e PROMOVENDO A CULTURA DA PAZ

Tema da Aula: Lidar com o sentimento de Raiva
Objetivos: Promover a socialização de ideias; Oportunizar momentos de reflexão sobre o autocontrole diante de situações que nos desagradam e provoca sentimento de raiva, inveja;
Material: Texto “Deixe o barro secar”, papel/revista/cola/tinta e ou outros.
Desenvolvimento:
  1. Em roda levantar com os alunos se conhecem o sentimento Raiva/Inveja, se já sentiram raiva, inveja de alguém. Dizer que irá fazer a leitura de uma história que trata desses sentimentos.
  2. Fazer parte da leitura do texto Deixe o barro, a leitura deve ser realizada até o momento em que aparece o “problema/conflito”.
  3. Interromper a leitura e indagar sobre o que pensam daquela situação; o que pensam sobre a atitude da dona do brinquedo e da sua amiga; agora que o brinquedo quebrou o que fazer? O que fariam se tivessem quebrado o brinquedo de outro? O que faria se o brinquedo quebrado fosse seu? Deixe os alunos expor sua ideia sem repreensão, livremente.
  4.  Indagar: mas o que de fato aconteceu nessa história? Continuar a leitura.
  5. Voltar para a reflexão anterior procurando mediar as situações levantadas pelos alunos de forma a perceberem que a atitude da personagem não foi fácil, mas sábia.
  6. Avaliação: durante todo o desenvolvimento da aula observando a reação de cada aluno; por meio da auto avaliação dos alunos, solicitando registro com colagens/desenhos/pintura de situações que o desagrada e de como ele pode evitar a falta da “paz / harmonia / compreensão / etc.”
 SEGUE O TEXTO:


Deixe o barro secar 

1ª PARTE DA LEITURA:

Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas. No dia seguinte, Júlia, sua amiguinha, veio bem cedo convidá-la para
brincar. Mariana não podia porque ia sair com sua mãe naquela manhã. Júlia, então, pediu à coleguinha que lhe emprestasse o seu conjuntinho de chá para que ela pudesse brincar sozinha na garagem do prédio. 
Mariana não queria emprestar, mas, com a insistência da amiga, resolveu ceder, fazendo questão de demonstrar todo o seu ciúme por aquele brinquedo tão especial.
Ao regressar do passeio, Mariana ficou chocada ao ver o seu conjuntinho de chá jogado no chão. Faltavam algumas xícaras e a bandejinha estava toda quebrada. Chorando e muito nervosa, Mariana desabafou:
- "Está vendo, mamãe, o que a Júlia fez comigo? Emprestei o meu brinquedo, ela estragou tudo e ainda deixou jogado no chão.

2ª PARTE DA LEITURA

"Totalmente descontrolada, Mariana queria, porque queria, ir ao apartamento de Júlia pedir
explicações. Mas a mamãe, com muito carinho, ponderou:
- Filhinha, lembra daquele dia quando você saiu com seu sapatinho novo todo branquinho e um carro, passando, jogou lama em seu sapato? Ao chegar à sua casa você queria lavar imediatamente aquela sujeira, mas a vovó não deixou. Você lembra do que a vovó falou?
- Ela falou que era para deixar o barro secar primeiro. Depois ficava mais fácil limpar.
- Pois é, minha filha! Com a raiva é a mesma coisa. Deixa a raiva secar primeiro. Depois fica bem mais fácil resolver tudo.

Mariana não entendeu muito bem, mas resolveu ir para a sala ver televisão. Logo depois alguém tocou a campainha Era Júlia, toda sem graça, com um embrulho na mão. Sem que houvesse tempo para qualquer pergunta, ela foi falando:
- Mariana, sabe aquele menino mau da outra rua que fica correndo atrás da gente? Ele veio querendo brincar comigo e eu não deixei. Aí ele ficou bravo e estragou o brinquedo que você
havia me emprestado. Quando eu contei para a mamãe ela ficou preocupada e foi correndo comprar outro brinquedo igualzinho para você. Espero que você não fique com raiva de mim. 
Não foi minha culpa.
- Não tem problema, disse Mariana, minha raiva já secou.
E, tomando a sua coleguinha pela mão, levou-a para o quarto para contar a história do sapato novo que havia sujado de barro.

MORAL: Segure seus ímpetos, deixe o barro secar para depois limpá-lo. Assim você não correrá o risco de cometer uma injustiça.

Dicas de livros podem ser utilizados para trabalhar valores em sala de aula, promovendo a Cultura da Paz
Livro
Autor
Editora
Tema
Orelha de limão
Katja Reider
Brinque book
Maria vai com as outras
Ática
Autoconfiança / Seguir bons exemplos / Opinão própria
Menina Bonita do laço de fita
Ana Maria Machado
Ática
Diversidade cultural / Raça
Lúcia já vou indo
Maria Heloísa Penteado
Ática
Solidariedade / Respeito as diferença / Amizade
Draguinho diferente de todos parecido com ninguém
Claudio Galperin
Ática
Respeito as diferenças / Respeito aos portadores de necessidades
Coleção Violência, não!
Sylvie Girardet
Ática
Variados
Sites:
Cadernos pedagógicos e Publicações


Paz como se faz? Semeando a cultura da Paz nas escolas:

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o texto, maravilhoso para trabalhar a paz.Parabéns!!

Regina Macedo disse...

Parabéns pelo trabalho. Adorei o texto! Obrigada por postar este material vai me ajudar muito.

Regina